Exatamente por ser o primeiro trecho da viagem, vê-se como
importante algumas informações afim de que se tenha uma boa experiência já nos
primeiros dias afim de dar suporte à toda a expedição tornando-a completamente
prazeirosa.
Segundo este pensamento, aqui estão demonstradas algumas informações
importantes a respeito do trecho entre Rio Branco/AC a Cusco/PE:
Recomendações quanto à época da viagem
Embora o planejamento tenha sido para março, as recomendações de
períodos de viagens que se tem observado é a partir de maio (no geral), mas de
abril adiante já se minimizam os inconvenientes dos outros meses (chuva e
frio).
Por não ser nesses períodos, a viagem deverá considerar
esses fatores especialmente na selva (chuva e rios) e na serra (frio e gelo), portanto há de se observar os cuidados necessários para a viagem em março.
Essas informações reforçam a necessidade de se adaptarem
equipamentos pessoais e a moto para evitarem desconfortos ou outros inconvenientes
na viagem, portanto devem estar assegurados os equipamentos de proteção contra
chuvas (capas e/ou conjuntos impermeáveis) bem como resistentes ao frio,
especialmente luvas e meias.
Sequência Retigráfica das Referências Até Cusco
A partir de Assis Brasil/AC, a sequência de referências até
Cuzco é (lembrando que essas referências nem sempre correspondem a cidades, mas
vilarejos, paradas, pontos, etc.):
P1
Assis Brasil/AC (Km 0) -->
Ibéria -->
San Lorenzo --> Alerta --> La Novia --> Mavila --> Fray Martin --> Alegria --> Planchón --> Sudadero --> Bello Horizonte --> PUERTO MALDONADO (185m) (Km
230)
P2
PUERTO MALDONADO -->
San Bernardo -->
Florida Baja -->
Florida Alta -->
Unión Progresso -->
Nueva Arequipa -->
Santa Rosa -->
Avispa -->
Mazuko -->
Moromayo (Ponte Inambari) INÍCIO DA SUBIDA DA CORDILHEIRA -->
Huajumbre -->
Quincemil -->
Limacpunco -->
Marcapata -->
Huallayoc --> Abra Pirhuayuani (MAIOR ALTITUDE DA CORDILHEIRA a 4735m) --> Malm --> Tinque --> Ocongate (CERRO
AUSANGATE) -->
Ccatcca (ABRA CUYUNI 4185m) --> Urcos -->
Saylla --> CUSCO (3450m) (Km 429)
Total Rodado: (P1 +
P2) = 659Km
Altitudes
O pico de altitude do trecho é de 4735m do nível do mar
atingido em Abra Pirhuyani percorrendo então a “los altos Andes” entre
Marcapata e Urcos.
De Assis Brasil/AC a Moromayo (Puente Inhambari)/PE a
altitude estabiliza-se em praticamente 180m do nível do mar, mas já em Santa
Rosa/PE já se vai notar a mudança.
Deste ponto em diante inicia-se a subida da cordilheira indo
às vertigens a partir de Quincemil/PE (230 Km de Puerto Maldonado/PE) até o
pico poucos quilômetros após Marcapata/PE aos falados 4735m.
Observações a respeito de Los Altos Andes
Entre Marcapata e Urcos, na subida da serra e aos redores
das altitudes 3400m e 3900m (especificamente entre Huallayoq e Marcapata), há
uma região chamada ritt’i ou ritt’i k’ucho que significa “lugar de
neve”.
A ocorrência de animais como lhamas e alpacas nessa região é
frequente vistos em pequenas comunidades e paisagens intermináveis, além dos
frequentes topos nevados. Preparem as câmeras digitais!
Ainda na P2, na região
de Ocongate, há o cerro mais alto da região de Cusco: o AUSANGATE.
Pertencente à cadeia de montanhas Vilcanota e está a 6372m do
nível do mar em seu extremo.
Segundo a cultura andina, o Acongate é o provedor de água
para a vida na região.
Em verdade, este primeiro trecho reserva boas expectativas porque vai ser o passaporte de admissão para a primeira expedição de 2012 que já aponta para um evento de muito sucesso.
É importante todos memorizarem este segundo trecho da viajem.
ResponderExcluirAcredito ser um dos melhores.
Elias
E ai motociclistas? como esta a viagem? muito frio, chuva? vi vcs parados em Cusco. Parece um posto gasolona ou nao? as 11 30 horas Brasil? Já mascaro muitas cocas? rs nao vao ficar doidam hein.
ResponderExcluirAbraços a todos
Paulo S. Cintra
Fiquem com Deus e que o esmo os acompanhem!