domingo, 8 de abril de 2012

Diário de Viagem - DIA 08: Arica --> Iquique

Na manhã do dia 23/03 nos despedimos de Arica, no Chile, para então percorrer os 310Km objetivados para o dia até nosso destino na cidade de Iquique, litoral do pacífico cujo ponto principal é conhecer a zona franca chilena, além de aproveitar um pouco do trajeto bastante rico nestre trecho da Rodovia Panamericana Sur, CH 05.

Confesso que neste ponto da viagem, a ansiedade por ter contato com o Pacífico já é bastante grande, especialmente no meu caso, debutante na vista do grande oceano.

Esculturas no deserto na saída de Arica/CH
Seguindo pela estrada, avança-se como nas demais chilenas; um piso liso e impecável sob um sol particular de 25°C na média, segue-se para transpor o relativamente pequeno trecho, mas com detalhes a se observar.

Logo na saída da cidade de Arica, há um monumento em meio ao deserto litorâneo que nos acompanha até o destino final, cuja parada obrigatória ocorre para algumas fotos.

O interesse por aquele cenário é certo, pois são os primeiros contatos mais pacífico, digamos, com o deserto chileno que será sua companhia por dias, portanto são praticamente imperdíveis e constantes as paradas neste trecho do trajeto.

A propósito, desde o dia anterior quando se adentra ao Chile, a paisagem que vai nos acompanhar até a saída na Argentina é de deserto. A vegetação, quando presente, é rasteira, no máximo alguns arbustos em alguns casos propositalmente plantados para conter o vento às margens da rodovia.

Serpenteando ao longo de grandes vales com dunas arenosas mais semelhantes a montes de pedriscos muito imponentes, a ruta Panamericana segue solitária sem que se encontre cidades adiante; apenas pequenas vilas com pouca estrutura podem ser vistas no trecho, o que deve ser considerado em relação ao abastecimento da moto. De Arica, o local que paramos para abastecimento das motos com menos autonomia foi Pozo Almonte, distante 267Km da partida e a 5Km da entrada para Iquique.

Caso necessite abastecer, a hora é agora

Com excessão da GS Adventure, todas as motos abasteceram em Pozo Monte. No posto de combustíveis encontramos uma excelente estrutura incluindo um bom lanche e local de descanso. O local do posto é S20 15.753 W69 47.129. Inclua no seu GPS pois pode ser importante.

Neste caminho entre Arica e Iquique, cruza-se o Parque Nacional Salar del Huasco, uma reserva natural chilena com vários atrativos onde se podem desenvolver atividades de caminhada, observação da fauna e flora, montanhismo, fotografia, pedaladas e as partidas podem ser feitas diretamente de moto ou com escursões saindo de Pozo Almonte ou Pica, duas cidades referência para visitas ao parque.

Humberstone: museu a céu aberto
Este ponto da estrada é extremamente importante: para aqueles que não optam por Iquique no roteiro e seguem diretamente para São Pedro de Atacama, deve-se continuar pela CH05, Ruta Panamericana, com destino a Calama, percorrendo 250Km aproximandamente até o entroncamente com a CH24 e então seguir caminho a SPA. Nossa intenção e destino é Iquique, portanto seguimos no desvio pela CH16 oeste já bem próximo do destino final.

Logo que se faz o desvio em Pozo Almonte, saindo da Ruta Panamericana para a CH16, encontra-se Humberstone, uma antiga cidade de mineradores ruínada, hoje um museu a céu aberto às margens da rodovia. Para todo explorador, visita conveniente.

Satisfeitas as visitações, continua-se para Iquique que em poucos kilômetros será alcançada.

Chegando na cidade portuária e zona franca chilena, o cenário é de tirar o fôlego. Pouco antes, em Alto Hospicio, já se podem observar grandes dunas e o oceano e na entrada da cidade, uma duna em especial, absurdamente grande, vista inicialmente apenas pelo pico, e circundada por vôos de dezenas de parapentes.

Chegada a Iquique.
A cidade fica abaixo; no nível do mar; mas para atingí-la ainda é necessário vencer um serpenteado margeando uma grande muralha de pedras e areia acompanhados à esquerda pela maravilhosa vista da cidade e do oceano.

Ao nível do mar, já dentro da cidade, o trânsito é fluído embora de cidade grande.

Os hoteis ficam quase todos na orla. São os mais caros, mas bem pouco adentro da cidade, encontram-se boas oportunidades de hospedagem como a que ficamos, o SPARK HOTELES (Amunátegui, 2034, Iquique, www.sparkhotel.cl, reservas@sparkhotel.cl em -20.2234 S, -70.14566 W)

A zona franca foi visitada ainda no dia da chegada. Confesso que não é o que conhecemos como Ciudad del Este. Os preços são mais elevados, embora se encontrem muitos artigos com bons preços.

Do ponto de vista gastronômico, a cidade é imperdível. Fomos em um restaurante temático chamado Neptuno e degustamos um delicioso peixe do pacífico por um bom preço.

No dia seguinte, seguindo a costaneira até Tocopilla, onde desviamos para Calama e posteriormente São Pedro de Atacama.

Algumas fotos a mais:
Jartar às margens do Pacífico

Jantar no Neptuno
Descida a Iquique: vista deslumbrante
Ruta Panamericana: retas que se perdem no horizonte