terça-feira, 24 de abril de 2012

Diário de Viagem - DIA 09: Iquique --> São Pedro de Atacama

Com o objetivo de cruzar os 390Km entre Iquique e São Pedro de Atacama, partimos na manhã do dia 24/03 para nosso destino.

A saída de Iquique é muito tranquila, da mesma forma que todas as demais no Chile.

De passagem, vale o registro em relação a este país. Geralmente se lêem vários relatos em relação aos países sudamericanos não muito favoráveis e inclua-se nisso o próprio Brasil (estradas ruins, cidades caóticas, corrupção de policiais e agentes de aduanas, e tantas outras...). O que pode até ser jargão repetitivo, mas confirmado na nossa viagem é que o Chile foge a esta regra.

Iquique, embora uma cidade portuária é tranquila, com trânsito organizado e bonita. Esta quase regra foi o que encontramos naquele país desde sua entrada na cidade de Arica.

Pelicano tomando sol
Optamos ir para São Pedro, seguindo pela Ruta Costanera 01 afim de sermos acompanhados pelo Pacífico até a cidade de Tocopilla. Este trajeto percorre 230Km margeando o oceano e é de uma vista espetacular.

Já na saída da cidade, encontra-se o aeroporto que com um pouco de sorte, vêem-se decolagens à beira da pista.

Adiante, já em contato com o mar, segue-se às suas margens onde em vários pontos pode-se parar afim de fazer fotos de pelicanos e leões marinhos que se exibem sobre as pedras e nas águas geladas do lugar.

A estrada segue tranquila e à altitude do mar até a entrada da cidade de Tocopilla e embora sejam mais de 200Km não se vê passar pois as opções visuais são infinitas.

Este trecho não é opção muito comum à maioria dos viajantes que seguem para o Chile, mas vimos ser uma opção muito acertada escolhe-lo especialmente em relação ao visual que paga a esticada até Iquique.

Quanto ao vento que geralmente se ouvem relatos a respeito, não encontramos nenhum problema com ele. Na verdade não foi nada que seja destacável. Pode até ser pela data que escolhemos, mas penso que, com base na grande parede rochosa entre o mar e o continente deve certamente criar uma contenção natural no curso do vento, impedindo grandes incomodações.

Na entrada de Tocopilla, em S 22 04.470 e W 70 11.562 desvia-se para leste para a Ruta 24 em uma subida quase vertiginosa com pouco mais de 15Km: deixa-se o nível do mar e por entre duas paredes de rocha, salta-se para pouco mais de 3.000m. É nossa terceira passagem brusca de altitude na viagem.

Rompendo as curvas da saída do litoral, depara-se com retas imensas no meio do deserto e o cenário torna-se novamente surpreendente. Há pouco se via o oceano, agora somente areia e pedras; a estrada antes sinuosa agora são sequências de retas infinitas e sonolentas.

Ruta 01 próximo a Tocopilla
Depois de rodar mais de 2990Km, neste ponto da rota ao virar a leste, tive a primeira impressão de estar voltando pra casa. Estranho, mas pode-se dizer que a pouco mais da metade da expedição surge este sentimento.

Licancabur: o guardião do Atacama
Rodando 73Km pela Ruta 24, cruza-se a Ruta Panamericana 5 que é a alternativa de rota para quem vem de Arica direto a São Pedro de Atacama, ignorando o Pacífico. Este ponto fica em S 22 16.767 e W 69 35.741.

Depois de 145Km desde Tocopilla, chega-se ao entroncamento com a Ruta 23 próximo a Chuquicamata onde há um excelente posto de combustíveis (S 22 19.790 e W 68 55.646) e já bem próximo a Calama.

Calama é uma cidade agradável de tamanho médio com vários recursos, com postos de combustíveis, hotéis e shopping center. É um excelente ponto de partida para outros trajetos como o Salar de Uyuni, São Pedro de Atacama e Iquique, além de outros. Almoçamos nesta cidade e tocamos adiante por mais 100Km até nosso destino.

Chegada a São Pedro de Atacama
Ao se aproximar de São Pedro de Atacama, há pouco mais de 70Km de distância, somos surpreendidos pelo olhar majestoso do vulcão Licancabur que fica na Bolívia a muitos kilômetros de distância. Este monte te observa por dias; é majestoso e impera como o guardião do deserto do Atacama; sua primeira vista é emocionante.

Na chegada a São Pedro, entre tantas experiências fantásticas desta viagem (como chegar no atacama pelo Oeste), pude relembrar de uma grande inspiração pessoal quando em 1992 tive contato com uma Yamaha TDM 850 cujo piloto havia recém chegado do "Deserto do Atacama" e somente isto bastou de motivação para minha opção por viajar de motocicleta. Fica aqui minha homenagem aos tantos viajantes que inspiram jovens a desafiarem seus limites em busca de percorrer grandes jornadas.

São Pedro de Atacama - Surpreendente

São Pedro surpreende em todos os aspectos. Na chegada à cidade a impressão é que se está em um lugar esquecido, inóspito e sem recursos, mas ledo engano... a cidade é maravilhosa e jamais deve ser interpretada pela entrada, ao contrário, deixar ser convencido pelas suas ruelas estreitas e movimento fervilhante.

Das várias opções de hospedagens da cidade, ficamos no Hotel Chiloe (em S 22 91.074, W 68 20.34) permanecendo aqui por 3 dias. Evidentemente que estes dias foram poucos, no entanto serviram para despertar em nós a eterna saudades do retorno a este lugar fantástico.

Mais algumas fotos deste trecho da expedição:

Vista do Pacífico

Túnel na Ruta 01

Vista do cokpit

Entrada de São Pedro de Atacama

Posto de controle aduaneiro chileno entre Iquique e Tocopilla

Montes nevados com destaque ao Licancabur a direita