terça-feira, 6 de março de 2012

Detalhes do Roteiro da Expedição

Mesmo tendo iniciado o planejamento da expedição ha mais de 6 meses, vimos ajustando os detalhes de roteiro desde então até chegar a um que fosse definitivo, mas que ainda pode se alterar durante a viagem.

Alguns amigos (e não poucos) estão nos perguntando: porque não sair pilotando as motos de Londrina/PR até Rio Branco/AC? Este caminho também é muito bom de fazer...

Bem, talvez a decisão mais difícil, foi deixar de fora este trecho. Ocorre no entanto que não tinhamos o tempo suficiente para curtir esse trecho no Brasil que por sí só vale uma viagem exclusiva. Nosso país tem paisagens e lugares incríveis e o trajeto entre o Paraná e o Acre, passando pelo MS, MT e RO é INCOMUM e lindo, entretanto tristemente abrimos mão dele para voltar, talvez, no futuro e com tempo em uma viagem especial por estes Estados.

Realmente conciliar um grupo grande em um tempo reduzido está sendo, por sí só, uma aventura.

O Trajeto

Dada a condição à qual nos submetemos, nosso recurso "tempo/equipe" nos permitiu roterizar e organizar a logística da viagem como segue:

As motos

Embarcamos as motos em uma carreta partindo de Londrina/PR com destino a Rio Branco/AC, contando inclusive com o amigo Aloísio trazer sua moto de São Paulo para o Paraná, partindo daqui.

Aperfeiçoada pelos excelentes engenheiros que compõe o grupo (Vinicius, Elias e Rômulo) além do Jamerson responsável pelo caminhão, elaborou-se uma forma de transportar de forma segura as motos presas a suportes fixados à carroceria do caminhão.

Desta forma seguem para Rio Branco/AC onde nos encontra uma semana após a partida.

Nosso Transporte até Rio Branco

O grupo maior com 8 pessoas, partimos de Londrina de avião no dia 16/03 e um de nós sai de São Paulo na mesma data, sincronizando o encontro com o caminhão e as motos no dia seguinte já em Rio Branco.

O Roteiro

Partindo de Rio Branco/AC, seguimos pela BR 317 para Brasiléia e depois Assis Brasil já na fronteira com o Peru e daí, agora pela Carretera Interoceânica até Puerto Maldonado onde pernoitamos. Este é o primeiro dia.

Dai, adiante, prevemos seguir com algumas paradas pelos pontos a seguir:
  • Puerto Maldonado/PE --> Ollantaytambo --> Cusco
    • Ponto alto: Visita ao Machu Picchu
  • Cusco/PE --> Puno/PE
    • Ponto alto: Lago Titicaca
  • Puno/PE --> Desaguadero/PE
    • Neste ponto, separam-se em dois grupos: 
      • a princípio, duas/três motos continuam pelo Peru seguindo para Tacna/PE entrando no Chile por Arica/CH, daí para Iquique/CH, Calama/CH então, Sao Pedro do Atacama/CH onde nos reencontramos.
    • O outro grupo segue pela Bolívia com destino ao Salar de Uyuni por:
      • Desaguadero/BOL, La Paz/BOL, Oruro/BOL, Chalapata/BOL então Uyuni/BOL
      • Partindo de Uyuni/BOL, faremos a travessia do salar na direção noroeste por aproximadamente 130Km depois descendo a sudoeste/oeste até a fronteira do Chile na cidade de Ollagüe/CH e dalí para Calama/CH então Sao Pedro de Atacama/CH
  • Sao Pedro de Atacama --> Retorno para Argentina pelo Passo de Jama
  • Salta/AR --> Joaquin Gonzalez --> Presidência Roque Saenz Pena --> Corrientes/AR --> Posadas/AR --> Foz do Iguaçu/PR --> Londrina/PR
Ao final, teremos percorrido mais de 8mil kilômetros em 15 dias de viagem, chegando em casa no dia 31 de março, aliás dia do aniversário da minha esposa e companheira de viagem, Rosana Paula.

Um comentário:

O que você pensa é importante para nós. Comente este post aqui.