terça-feira, 20 de março de 2012

Diário de Viagem - DIA 02: Rio Branco --> Puerto Maldonado

Bem, como internet por aqui é artigo de luxo (ehheheh), vou publicar os relatos de viagem com o prefixo "Diario de Viagem - DIA XX: de --> para", assim quem acompanha vai poder ir ao ponto que quer ver sem ter que rolar pelo blog inteiro. Além do mais, os posts atrasados ficam mais organizados.

Bem, vamos ao segundo dia de viagem...

Inaugurada oficialmente a viagem, agora sobre as motos percorrendo da capital do Estado do Acre, Rio Branco até o primeira ponto de parada no Peru em Puerto Maldonado.

O objeivo do dia era alcançar esta cidade no Peru, portanto partimos logo de manhã as 7:00hs após um café da manhã no hotel em que ficamos hospedados.

A saída de Rio Branco é simples, mas fizemos com a ajuda do GPS (para garantir), aliás vale o registro de que os mapas do Projeto Track Source estão bem acertados para os pontos que passamos.

Fomos no sentido de Brasiléia, depois Assis Brasil. O trecho está bem variado. Há pista boa, mas há muito buraco também, além de vários animais na pista, incluindo os mortos por atropelamento, e este é um cuidado que se deverá tomar por todo o trajeto pois eles aparecem do nada na frente da moto, portanto muito perigosos.

Já na entrada da cidade de Assis Brasil, fizemos um abastecimento. Posto de combustível simples, mas aceita cartões de crédito (informação muito útil nesse tipo de viagem); a gasolina nos pareceu boa, aliás até agora não estamos com problemas com a gasolina nas motos.

Logo após este abastecimento há a aduana brasileira onde faz-se os trâmites de saída do país, fácil e rápido.

Daí, almoçamos e partimos para Iñapari/PE para a imigração e aduana das motos.

Aqui, embora simples, o processo é demorado e sem qualquer infra-estrutura para acolher o viajante que entra no país. Aliás isto me parece praxe nas aduanas pelo mundo: tratar o viajante como se fosse um favor, não observando a quantidade de dinheiro que deixa nos países de destino.

Sob um calor senegalês, embaixo de um telhado de zinco, fizemos a papelada: primeiro a imigração (ficha de entrada e carimbo no passaporte), depois a entrada das motos (cópias da carteira de habilitação, passaporte, documento da moto (no seu nome) e cópia da ficha de imigração... aguarde um tempo... e pronto! Liberados, prosseguimos para Puerto Maldonado.

A estrada está um pouco melhor que no Brasil e a selva peruana bem mais vistosa. Há muitos vilarejos ao longo do trecho sempre com quebra-molas nas entradas e saídas. Os animais na pista continuam inclusive na entrada da cidade.

Neste trecho, encontramos apenas uma barreira policial, mas foram muito prestativos e agradáveis, inclusive pedindo para serem fotografados com o grupo.
Barreira policial no Peru: agradáveis e solícitos

A chegada a Puerto Maldonado se dá por uma bela ponte metálica novinha em folha. Passamos e logo estacionamos para procurar hospedagem.

Encontramos um hotel pelos POI's do GPS que aliás está funcionando muito bem. Estamos utilizando os mapas do PeruT (ao final vou postar os links para baixarem esses mapas)

A cidade é tumultuada e não muito bonita. O trânsito de Tuc-Tuc's é intenso e é o meio de transporte público deles. Além de pessoas, transportam de aparelhos de ginástica a cargas de frutas... um expetáculo!

Nós também, curiosos que somos, fomos provar do transporte. Cobram-se 2 Soles (moeda local) por passageiro e a experiência é fantástica.

Nos hospedamos em um hotel razoável (ao final posto todos os endereços, nomes, etc.) e no dia seguinte, partimos para a próxima etapa: a cidade de Ollantaytambo a 510Km dalí.