segunda-feira, 26 de março de 2012

Diário de Viagem - DIA 05: Cusco --> Puno


Saindo da cidade de Cusco as 5:00 hs da manhã, horário local (que equivale a 7:00 horário de Brasília), seguimos para percorrer os 389Km que a separam até a cidade de Puno/PE onde nosso objetivo é o lago Titicaca.

O trecho não tem muitos detalhes. Sempre a mesma sequência de cidades pequenas e toda sorte de animais ora cruzando a pista, ora posicionados como se fossem avançar sobre as motos a qualquer momento. Como vimos, assim é o Peru, portanto fica a dica ao viajante: entrando no país quadriplique sua atenção em relação a isto. Em relação a vilarejos, o cuidado é básico, mas a presença de transeuntes, especialmente crianças, é frequente e comum abrirem-se portas de veículos que param bem à sua frente sem a menor cerimônia.

O detalhe de destaque deste trecho fica já bem próximo do destino final, mais especificamente a 345Km de Cusco, em uma cidade chamada Juliaca. Já em Puerto Maldonado, fomos instruídos a contornar esta cidade pela esquerda logo na entrada e o "anjo" que deu a dica foi certeiro. Por favor, não errem este contorno.

A cidade é um inferno. Parece que foi bombardeada... isso na segunda guera mundial porque os buracos e o tumulto tem aparência de ser permanente. Mesmo fazendo o tal contorno, que fica realmente logo na entrada, depara-se com um cenário de guerra com muitos tuc-tucs e outros "veículos-não-identificados", pedestres, carroças e o que você mais imaginar pois um cérebro sem treino não identificaria tanta bagunça.

Felizmente, a tragédia dura pouco. O contorno não da mais que 10Km e se está na rodovia novamente a caminho de Puno.

Lago Titicaca
Puno é uma cidade típica peruana, muito parecida com as demais que visitamos. Logo na entrada se tem os primeiros contatos com a atração local, o lago Titicaca. O centro sem novidades: muita buzina, tuc-tucs, caminhões, carros, etc. As ruas um tanto estreitas e sem sinalização.

O GPS com o mapa Peru Ruteable (http://perut.org) demonstrou-se valente. Mesmo com pequenos erros, conseguiu nos guiar ao hotel em que ficamos sem maiores dificuldes.

Hospedados, motos estacionadas (em local longe do hotel), no mesmo dia fomos visitar o lago Titicaca.

Este lago vale a visita. Nele encontram-se as ilhas flutuantes de Urcos (Isla Flutantes de Urcos). Nelas vivem um povo nativo muito acolhedor e simpático.

Visita feita, alguns artesanatos e velejamos de volta ao hotel de onde partimos na manhã seguinte para então deixar o primeiro país visitado pela Expedição: o lindo e surpreendente Peru.

Local de hospedagem em Puno:

  • CASONA PLAZA
    • Jiron Puno, 280 (esquina com JR. Arequipa) - Valor da hospedagem: U$ 50,00
    • Site: www.casonaplazahotel.com
    • Local: S15 83.264, W70 02.786

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa é importante para nós. Comente este post aqui.